Mala Branca

Assunto mala branca, hipocrisia ou realidade?

Por Ederson Manoel

Desde que a disputa por pontos corridos se instalou no Campeonato Brasileiro, todo final de temporada é sempre a mesma história, vai rolar maletas para todos os lados.

Entrevistados, alguns jogadores preferem não polemizar, outros criticam e alguns até mesmo apóiam o fato de receber algo em torno do objetivo da vitória.

Fato é que observando todo esse comportamento fica bem claro que a mala, seja branca ou preta, rola solta nas ultimas rodadas e as duas mantém suas diferenças. Enquanto a mala preta, aparentemente menos comum gira em torno da entrega de um resultado por um profissional, algo totalmente errado, a mala branca trata de dar um reforço para que uma equipe tenha um incentivo a mais em busca da vitória.

Certo, errado ou necessário?

Não acho certo e muito menos necessário receber a mais para cumprir um objetivo do qual já se recebe, afinal vencer as partidas e dar o seu melhor faz parte do acordo, quando o profissional assina seu contrato.

Agora se isso de fato ocorre é porque o sistema de pontos corridos oferece essa brecha já que chegamos a um dado momento em que das vinte equipes participantes, apenas oito, nove dessas equipes estejam de fato brigando por algo, enquanto as outras onze, doze equipes já estão de férias, rebaixadas ou com os objetivos concretos pelas conquistas do primeiro semestre.

Hipocrisia é dizer que as chamadas malas não existem, afinal, só observar os comportamentos dos atletas quando é tocado no assunto para descobrir facilmente que o incentivo existe.

Realidade é que os pontos corridos, tão defendido pela formula ‘séria e justa’, provocam essa situação e começa a fazer das malas, um fator corriqueiro ao final de cada ano futebolístico no nosso país.

Você leitor, acha certo, errado ou necessário? Opinem.

Contato: ederson.ufc@gmail.com

Siga-me no Twitter: @edersonmanu

Deixe um comentário